Segurança
Índice
O que é um SPAM?
O Spam são e-mails indesejados, sejam eles enviados ou recebidos em sua caixa de e-mails. Normalmente são propagandas de produtos ou serviços.
O que é uma BlackList?
A lista negra é uma relação de domínios consultada mundialmente por todos os provedores de e-mails, que consiste em prevenir o recebimento de mensagens indesejadas.
O intuito dessa lista é diminuir a quantidade de SPAM´s recebida pelos provedores de destino. Quando um domínio ou provedor encontra-se cadastrado em uma Blacklist, é possível que seu destinatário não receba os e-mails enviados.
Como prevenir o recebimento
Para prevenir o recebimento destes tipos de e-mail, siga as orientações abaixo:
• Atentar-se as informações divulgadas e cadastradas em sites, como endereços de e-mail e senhas;
• Não acessar sites de procedências duvidosas tais como links de propagadas;
• Não visualizar e-mails com links e anexos desconhecidos e chamativos tais como e-mails promocionais;
• Atualizar periodicamente sua senha de e-mail para uma senha mais rigorosa, contendo o maior número de caracteres, símbolos e numerais possíveis;
Exemplo de senha: P0rT0$&guRo@2017
• Manter sempre seu antivírus atualizado e realizar constantemente a varredura de seu computador;
• Ao receber e-mails de procedência duvidosa é possível realizar o bloqueio ou sinalizar o remetente como Spam, para que os e-mails sejam barrados.
Como não se tornar um Spammer (disseminador de SPAM)
Existe duas formas de isso ocorrer. Segue a explicação de cada uma delas:
1) Seu computador estar infectado: Para prevenir que seu computador envie este tipo de e-mail, siga as orientações abaixo: • Sempre utilize softwares de proteção contra vírus e spiwares; • Mantenha sempre seu computador e antivírus atualizado; • Não acesse sites que contenham propagandas duvidosas ou links direcionando para página externa; • Evite clique em links contidos em e-mails duvidosos, de remetentes desconhecidos; • Mantenha sempre atualizada a senha de seu e-mail, como informado anteriormente;
2) E-mail Marketing
O OnCorretor da Porto Seguro oferece este tipo de serviço na área administrativa do site adquirido na plataforma OnCorretor. Os e-mails marketing possuem uma regulamentação que previne que seu domínio seja cadastrado em uma lista negra (BlackList). Além disso, utilizando uma ferramenta de e-mail marketing, seu e-mail não será bloqueado por violar as regras de envio excessivos.
Políticas de Segurança
Para manter o bom funcionamento de nossos sistemas e a segurança de sua conta, todas as Contas do OnCorretor limitam a quantidade de e-mails que um usuário pode enviar. Os limites restringem o número de mensagens enviadas por dia e o número de destinatários por mensagem. Depois de atingir um desses limites, um usuário não pode enviar novas mensagens, mas ainda pode receber mensagens.
Limites de envio
Limite | Descrição | Valor |
---|---|---|
Destinatários por mensagem | Endereços de e-mail nos campos Para, Cc e Cco de um único e-mail | 100 |
Destinatários em 5 minutos | Quantidade de e-mails enviados no intervalo de 5 minutos | 250 |
Destinatários em 15 minutos | Quantidade de e-mails enviados no intervalo de 15 minutos | 400 |
Destinatários em 30 minutos | Quantidade de e-mails enviados no intervalo de 30 minutos | 600 |
Destinatários em 1 hora | Quantidade de e-mails enviados no intervalo de 1 hora | 750 |
Destinatários em 1 dia | Quantidade de e-mails enviados em um intervalo de 1 dia | 1500 |
Tamanho da mensagem | Tamanho máximo que você pode enviar em um único e-mail utilizando um cliente de e-mail | 50 MB |
Tamanho da mensagem webmail | Tamanho máximo que você pode enviar em um único e-mail utilizando o webmail | 40 MB |
O valor desses limites pode mudar sem aviso prévio, a fim de proteger a infraestrutura do provedor de e-mails. Os limites por dia são aplicados por um período móvel de 24 horas (e não em uma hora definida do dia).
Limites de Recebimento
Limite | Descrição | Valor |
---|---|---|
E-mails recebidos em 5 minutos | Quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 5 minutos | 500 |
E-mails recebidos em 15 minutos | Quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 15 minutos | 1500 |
E-mails recebidos em 30 minutos | Quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 30 minutos | 2500 |
E-mails recebidos em 1 hora | Quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 1 hora | 4000 |
E-mails recebidos em 1 dia | Quantidade de e-mais recebidos no intervalo de 1 dia | 90000 |
O valor desses limites pode mudar sem aviso prévio, a fim de proteger a infraestrutura do provedor de e-mailos. Os limites por dia são aplicados por um período móvel de 24 horas (e não em uma hora definida do dia).
Limites de largura de banda para POP e IMAP
Limite | MB por dia |
---|---|
Download utilizando IMAP | 3.000 MB |
Download utilizando POP | 2.500 MB |
Upload utilizando IMAP | 1.500 MB |
Bloqueio de Anexos
Tipos de arquivo que não podem ser enviados ou recebidos:
- .ade, *.adp, *.bat, *.chm, *.cmd, *.com, *.cpl, *.exe, *.hta, *.ins, *.isp, *.jar, *.jse, *.lib, *.lnk, *.mde, *.msc, *.msp, *.mst, *.pif, *.scr, *.sct, *.shb, *.sys, *.vb, *.vbe, *.vbs, *.vxd, *.wsc, *.wsf, *.wsh
O nosso provedor de e-mails não aceitará estes tipos de arquivo mesmo que eles sejam enviados em um formato compactado, como por exemplo:
- .zip, *.7z, *.tar, *.rar, *.arj, *.tgz, *.gz
Política de senha dos e-mails
As novas senhas devem ter no minimo 6 dígitos e possuir ao menos 3 das seguintes regras.
- Possuir uma ou mais letra Maiúscula.
- Possuir uma ou mais letras minusculas.
- Possuir um ou mais números.
- Possuir um ou mais caracteres simbólicos.
Políticas de Desbloqueio
O bloqueio ocorre por e-mail que atingiu a cota de envio conforme tabela acima.
Importante: Caso alguma conta do domínio seja bloqueada, os desbloqueios ocorrerão somente até o 2º bloqueio. O 3º bloqueio é definitivo.
Número do bloqueio | Tempo |
---|---|
1º bloqueio | 1 hora |
2º bloqueio | 24 horas |
3º bloqueio | Definitivo |